domingo, 18 de dezembro de 2016

Cozinhando...

Hoje foi dia da cozinheira se manifestar e de menu Geléia de Abacaxi com Pimenta,a famosa geléia acompanhante.Espia só.


 Os ingredientes,são básicos e baratos.( 1 abacaxi grande, 6 pimentas dedo de moça,700g de açucar cristal e 3 xícaras de chá de água. E o modo de fazer é ( descasque o abacaxi dispensando o talo e picando em pequenos pedaços,leve ao liquidificador junto com a água,bata bem depois coe. Limpe e pique a pimenta corte em pequenos pedaços e bata junto com o suco do abacaxi coado,coloque o açucar antes de acender o fogo para dissolver na mistura primeiro.Deixe cozinhar por mais ou menos 50 minutos,ai verifique o ponto de geléia,que é aquele quando você coloca a colher na mistura e quando você a levanta a geléia não cai,da uma leve escorrida permanecendo na colher,eis o ponto geléia.


 Os recipientes de vidro onde você vai armazenar a geléia,deve ser esterilizado inclusive a tampa do mesmo, por 30 minutos depois que começou a ferver a água.Esse limão na foto é para não deixar a água quente escurecer a vasilha,amei esse truque rsrs.


 Essa fervura da imagem abaixo,estava na metade do tempo de cozimento,você não precisa mexer sem parar,mas quando levantar fervura,ai sim mexa para não derramar.


 Na hora de colocar nos vidros você pode usar uma caneca esterilizada para evazar em seguida já tampe para não haver contaminação.Ele bem fechado dura 6 meses essa geléia.


 O resultado é essa geléia cristalina e gostosa que você pode consumir com queijos,pão e carnes,dai um ótima pedida para as ceias de final de ano,já que não falta carnes em nossos pratos brasileiros ;)


Essa receita aprendi naquele curso de conservas que fiz no ano passado,olha,valeu viu aprendi muito e de graça ainda.Tenho que admitir esse Semas da minha cidade é muito bom.
>

10 comentários:

  1. Valéria, primeiramente boa tarde, foi com muita surpresa que abri minha caixa de correio e encontrei seu cartão neste domingo, sempre acompanho que você no final de ano envia para algumas amigas virtuais mas nem pensei que seria a premiada , Agradeço do fundo de meu coração por ter me escolhido , adorei ,adorei , suas palavras também e se possível sim nos conhecermos um dia pessoalmente para Deus não existe o impossível. Obrigada Valéria.
    Iria te mandar um e-mail mas preciso que todos que aqui passar conheçam a pessoa Valéria, forte abraço elisa.

    ResponderExcluir
  2. Que receita maravilhosa!

    Tantas coisas boas para gradecer, amei.
    Ando meia atrapalhada com o tempo, mas quero agradecer sua amizade e por estar sempre presente.
    Um Natal de muita luz e amor pra ti!

    Que seja sempre Natal no coração das pessoas.
    Que a esperança, o amor e caridade permaneça em cada ser humano todos os dias! bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa além de fazer artesanato maravilhosamente ainda manda bem na cozinha... uma chef arteira Parabéns Valéria!!
    Que surpresa chegou hj pelo correio, adorei, muito obrigada!
    Feliz Natal! Boas Festas!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Oi Valeria, é a Vi, fiquei com vontade, vou guardar a receita.
    Que seu Natal seja iluminado,e que 2017 seja repleto de vitorias, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, minha linda! Passei pata te desejar um abençoado Natal!
    Que 2017 seja repleto de paz, saúde e muitas artes, viu? Beijo.

    ResponderExcluir